O MIT é aqui

Em julho de 1997, participei no MIT da implantação da 2B1 – Fundação do Futuro Digital da Criança, iniciativa do Media Lab patrocinada por empresas do ramo de tecnologia. O idealizador da Fundação, Nicholas Negroponte, pretendia iniciar um debate global sobre as perspectivas digitais de um mundo que começava a se conectar pela Internet.

Os participantes receberam, felizes, um kit chamado Adobe PageMill, que nada mais era do que um editor de websites fácil de se utilizar (lembro-me que nesta época era necessário dominar HTML para se criar uma página Web, por mais simples que fosse).

NICHOLASCom Nicholas Negroponte (MIT, 1997). Notem que carrego meu Adobe PageMill junto com os livros recebidos de Seymour Papert.

Já em 2006, quando realizei no mesmo MIT Media Lab um estágio de pós-doutorado, a vantagem competitiva parecia ser o domínio do hardware. Vi pesquisadores do Media Lab, então símbolo de inovação em diversas áreas do conhecimento (inclusive na educação), apresentando gadgets que eram acionados por sensores os mais diversos.

Acontece que hoje, com o advento de recursos programáveis de baixo custo como Arduíno e Raspberry, passamos a democratizar o acesso ao hardware e à implementação de ideias inovadoras, mesmo para crianças e jovens, que passam a ser reais protagonistas do processo de invenção e de criatividade.

Esta tendência de descentralização dos processos de inovação pode ser a mola propulsora para várias iniciativas de empreendedorismo de base digital, agora acessível a qualquer pessoa interessada e disposta a aprender  e a aplicar os conhecimentos assim construídos.

O MIT é aqui.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s